Aula 3 - Eletromagnetismo

Para produzir energia elétrica é necessário o consumo de uma forma de energia qualquer.

Na época de Faraday, somente a energia química, obtida das pilhas e baterias, era transformada em energia elétrica. No entanto, a geração de energia elétrica para alimentar as grandes indústrias, por exemplo, através desse método não era adequado.

No ano de 1831, Faraday descobriu o fenômeno da indução eletromagnética, o qual revolucionou o estudo do eletromagnetismo. Graças a essa descoberta, foi possível construir aparelhos que funcionam através da indução eletromagnética e que transformam energia mecânica em energia elétrica, como o dínamo, por exemplo.


Eletroímã

O eletroímã é um dispositivo que pode ser formado por um prego enrolado por um fio. Quando o fio é percorrido por uma corrente elétrica isso faz com que o prego comporte-se como um ímã permanente. E ao cessar a corrente, o prego é desmagnetizado, deixando de ser um ímã.

Para fazer um eletroímã você precisa de:
  • 1 prego de ferro grande; 
  • 1m de fio de cobre esmaltado com diâmetro equivalente a 1mm; 
  • 2 pilhas grandes de 1,5V; 
  • 5 pregos de ferro pequenos.
Raspe com uma faca as extremidades do fio de cobre. O tamanho deve ser suficiente para que haja contato entre ele e a pilha.

Agora enrole o fio de cobre no prego como mostra a figura abaixo:




Ligue uma pilha à outra em série.

Conecte as extremidades do fio às pilhas, sendo uma em cada polo.

O eletroímã está pronto.

Espalhe os pregos pequenos sobre uma superfície e passe o eletroímã sobre eles e verá que os preguinhos serão atraídos pelo dispositivo.





Videos








Exercícios:

1) Construa um eletroímã:





2) Construa o projeto do vídeo abaixo: