Arduino - Aula 2 - Sketch e Variáveis

Instalação do Software do Arduino


vídeo inicial da instalação e uso do software do Arduino

O Sketch

Cada programa desenvolvido no ambiente de programação do Arduino é chamado de Sketch.

Basicamente um Sketch é constituido de:

- declaração de variáveis
- função setup();
- função loop();

IMPORTANTE

Os números no Arduino são indicados utilizando a "," (vírgula) para indicar a milhar e o "." (ponto) para indicar a fração. Isso porque o idioma inglês utiliza esse formato.

Assim: 3,456,320.90 (para o Arduino) seria o mesmo que 3.456.320,90

Declaração de variáveis

Uma variável é uma forma de nomear e guardar um valor para usar depois pelo programa, como dados de um sensor, ou ainda, um valor intermediário de um cálculo.


Antes de serem utilizadas, as variáveis devem ser declaradas. Declarar uma variável significa definir seu tipo, e opcionalmente, configurar um valor inicial (iniciar a variável).

Variáveis não precisam ser iniciadas (conferidas um valor) quando estas são declaradas, mas muitas vezes se faz útil.
 
int var_1;  // iniciando uma variável
int var_2 = 0;     // iniciando e atribuindo valor

O comando int significa que essa é uma variável onde os valores que podem ser utilizados por ela são números inteiros. Exemplo de números inteiros são: 0, 1, -55, 3287, -120, -5. 

Ou seja, não é possível utilizar valores fracionários como 3.1415.

Uma variável int poder conter valores entre -32,768 e 32,767.

Outros tipos de variáveis que podem ser utilizados são:

int: -32,768 e 32,767.
long: -2,147,483,648 a 2,147,483,647
float: valores fracionários: 3.1542,      2.558,     151,778.98

Programadores devem considerar o tamanho dos números que desejam guardar, escolhendo o tipo da variável mais adequado.

Cuidado: Variáveis sobrecarregam quando o valor excede o espaço designado para guardá-lo. Por exemplo, se a variável x tiver o valor 32,767 e somarmos 1 a ela, x vai passar a valer -32,768 que é o limite inferior do tipo int. O mesmo acontece na outra direção.


Comentários

Os comentários são linhas do programa que são usados ​​para informar sobre a forma como o programa funciona. Eles são ignorados pelo compilador, e não exportados para o processador, para que eles não ocupam nenhum espaço no chip Atmega.

O único objetivo dos comentários é ajudar você a entender (ou lembrar) como o programa funciona ou para informar outros como o programa funciona.  


Há duas maneiras diferentes de marcação de uma linha como um comentário:


Exemplo:
 x = 5; // Esse é um comentário de única linha.
           // Qualquer coisa depois das duas barras é um comentário

/* esse é um comentário de multiplas linhas, ou blocos de comentários.
Qualquer coisa dentro da barra e do asterisco é um bloco de comentários.
Não esquecer de fechar com asterisco mais a barra.
*/


Obs.: Comentar comandos e linhas de comandos pode ser muito útil para desabilitar códigos que consideramos problemáticos ou que ainda não estão terminados.

Ponto e vírgula (;)


Usada para terminar uma sentença.
Exemplo:

int a = 13; 

pinMode(13, OUTPUT);

delay(1000); 
void setup() {     // isso não é uma sentença, é a abertura da função
   pinMode(13, OUTPUT);
}



Dica:


Esquecer de finalizar uma linha com ponto e vírgula causa um erro de compilação. O texto sobre o erro pode ser óbvio e se referir a um ponto e vírgula faltando, ou não. Se ocorrer um erro de compilação impenetrável ou aparenetemente ilógico uma das primeiras coisas a checar é um ponto e vírgula faltando na vizinhança, precedendo a linha indicada pelo compilador.




Vídeo sobre variáveis



Utilizando Variáveis

Aqui estão alguns exemplos de como utilizar variáveis:


x = 1;
y = 2;
z = x + y; 
pinMode(z, OUTPUT);
y = y + 1;

Função Setup()

No Arduino a função setup() é chamada no momento em que o programa começa. É usada para inicializar variáveis, definir os modos de entrada ou saída dos pinos, indicar bibliotecas, etc. Essa função é executada somente uma vez, quando o Arduino é iniciado ou quando é resetado. 


void setup() { 
      Serial.begin(9600);   // inicia uma comunicação serial arduino - PC 
      pinMode(11, INPUT);  // define o pino 11 como entrada
      pinMode(13, OUTPUT); // define o pino 13 como saída
}



Função Loop()

No Arduino após a função setup(), que inicializa e declara os valores iniciais, a função loop() faz precisamente o que seu nome indica: ela repete-se continuamente permitindo que seu programa funcione dinamicamente. É utilizada para controlar de forma ativa a placa Arduino.


void loop() {
  digitalWrite(13, HIGH);   // turn the LED on (HIGH is the voltage level)
  delay(1000);              // wait for a second
  digitalWrite(13, LOW);    // turn the LED off by making the voltage LOW
  delay(1000);              // wait for a second
}



Exemplo de Sketch

Esse sketch faz piscar o LED localizado no pino 13.


int x = 13; // declara a variável x

void setup() {
  pinMode(x, OUTPUT);  // determina o pino digital com o valor de x como saída
}

void loop() {
  digitalWrite(x, HIGH); // liga o pino com endereço x

  delay(1000); // espera 1000 mili segundos (ou seja, 1 segundo)         
  digitalWrite(x, LOW);   // desliga o pino com endereço x
  delay(1000);   // espera 1000 mili segundos (ou seja, 1 segundo)
}


Exercícios

1) Como se chama um programa desenvolvido para Arduino?



2) Quais as 3 partes de um Sketch?



3) Como é indicado o número dez mil quinhentos e trinta e cinco em digitos para ser uilizado pelo Arduino?




4) O que é declarar uma variável?



5) Dê exemplos de variáveis int, long e float


int:_____________


long: _________________


float: __________________



6) Como se cria um comentário?




7) Para que servem os comentários ?




8) Onde é utilizado o ponto e vírgula em um Sketch?





9) Para que server a função Setup?





10) Para que serve a função Loop?