- Mostrar aos alunos a importância do planejamento;
- Iniciar os alunos no trabalho em equipe;
- Trabalhar com materiais baratos e conhecido de todos;
- Mostrar que competições tem regras, limites e dificuldades;
- Não é para ser uma competição, mas atividade de superação;
Material:
- Papelão;
- Palito de sorvete;
- Fita crepe;
- Elástico;
- Barbante;
Ferramentas:
- Tesoura;
- Furadeira;
- Régua;
- Proteção para não furar as mesas (papelão, madeira, etc.)
Aula 1:
- Apresentar o projeto;
- Fazer uma discussão sobre o projeto;
- Levantar as possíveis formas de construção;
- Levantar os possíveis pontos de falhas e problemas;
Aula 2:
- Testar conceitos;
- Construir;
- Realizar o desafio;
- Discutir problemas e acertos;
- Dar um feedback individual (isolado) a cada aluno;
Desafio e Regras:
- Levantar um copo reciclado com areia;
- O braço robótico é dividido em apoio, braço e garra;
- Só será possível um participante do grupo manusear a garra;
- A parte braço precisa ter pelo menos 1 metro;
Referências: