Aula 8 - Diodos e Transistores

Diodos

O diodo é um componente elétrico que permite que a corrente atravesse-o num sentido com muito mais facilidade do que no outro.

Um diodo é muito utilizado em rádios e na retificação de corrente AC em DC.

Os lados do diodo e de um LED são: anodo e catodo.

Um LED é um diodo que emite luz.

Para saber se um diodo está ok, utilize a função de medição do multimetro. O valor de resistência tem que estar próximo de 500 Ohms.



 Símbolo dos diodos



Aula sobre diodos
 

Transistor

 

Todo transistor possui três terminais, que são as “perninhas” que você pode ver na imagem abaixo. Um dos terminais recebe a tensão elétrica (coletor) e o outro envia o sinal amplificado (emissor). O terminal do meio (base) é o responsável pelo controle desse processo, pois a corrente elétrica entra e sai pelos outros dois terminais somente quando é aplicada tensão elétrica ao terminal do meio.

Para simplificar, podemos pensar no transistor como uma torneira. O lado do cano que vem da rua é o terminal de entrada e o lado de onde sai a água é o terminal de saída. Quando você abre ou fecha a torneira, sua mão atua como o terminal do meio. Quanto mais você girar a torneira, mais água passará.

Portanto, quando é aplicada uma tensão ao terminal do meio em um transistor, ele permite que a corrente elétrica circule pelos outros dois terminais. A quantidade de tensão aplicada ao terminal do meio (ou terminal de controle) determinará qual será a intensidade da corrente que sairá pelo terminal de saída.

Se nenhuma tensão for aplicada ao terminal de controle (equivalente à torneira fechada), não há circulação de corrente elétrica, o que confere ao transistor duas propriedades: amplificação de sinal elétrico e controle do fluxo da corrente, como se fosse uma chave “on/off”.


Transistores de diferentes encapsulamentos





Símbolo dos transistores bipolares NPN e PNP

Transistor BC 639


Transistores
 

 

Calculo Transistor da Base



Transistor NPN - BD135


Acionando um motor com transistor TIP 120 e arduino

No circuíto abaixo, um transistor NPN TIP120 controla um motor de corrente continua (CC ou DC) que necessita mais corrente do que os pinos do arduino podem fornecer. O transistor funciona como uma chave que liga ou desliga a corrente gerada por uma pilha de 9 Volts.

No circuito, o pino digital 8 do arduino está conectado a base (B) do transistor. Através dele controlamos o fluxo de corrente do coletor para o emissor, permitindo que se ligue ou desligue o motor. O negativo do motor (GND) está conectado ao emissor (E) e o positivo ao polo positivo da bateria externa. O negativo da bateria (GND) está conectado ao coletor do transistor (C).

Perceba que o Ground da pilha está ligado ao Ground do Arduino. Isso serve para dar um ponto de referência para os elétrons poderem seguir, se VC retirar o Ground da pilha o motor para de girar, ou seja, os elétrons perdem a referência.

Na programação abaixo, ao mandarmos um sinal alto (HIGH - 5V) na porta digital 8 o transistor dará um curto (motor funcionará). Ao mandarmos um sinal baixo (LOW - OV) o transistor desfaz o curto (motor desligará). Agora temos o 5V do arduino controlando o transistor (fazendo ele funcionar como liga e desliga) e 9V da pilha suprindo o motor.

A tensão máxima aceita pelo TIP120 na base é de 5 Volts. Nesta versão utilizamos um resistor de 3 KΩ para alimentar a base com 1,45 Volts.

Link: http://www.um.pro.br/arduino/index.php?c=Proj_transistor_como_chave


Exercício 


1) Monte um circuito com um resistor de 1k Ohm e um diodo e meça a corrente do circuito.





2) Monte o circuito do sensor de toque abaixo:






3) Monte o circuito abaixo de um sensor de luz:



4) Monte o circuito abaixo de um LDR para controle de motor (segue linha):

Exercício 4 no ThinkerCad: transistor TIP122 (B, C, E), LDR e 2 resistores de 1k Ohm