Diodos
O diodo é um componente elétrico que permite que a corrente atravesse-o num sentido com muito mais facilidade do que no outro.Um diodo é muito utilizado em rádios e na retificação de corrente AC em DC.
Os lados do diodo e de um LED são: anodo e catodo.
Um LED é um diodo que emite luz.
Para saber se um diodo está ok, utilize a função de medição do multimetro. O valor de resistência tem que estar próximo de 500 Ohms.
Transistor
Para simplificar, podemos pensar no transistor como uma torneira. O lado do cano que vem da rua é o terminal de entrada e o lado de onde sai a água é o terminal de saída. Quando você abre ou fecha a torneira, sua mão atua como o terminal do meio. Quanto mais você girar a torneira, mais água passará.
Portanto, quando é aplicada uma tensão ao terminal do meio em um transistor, ele permite que a corrente elétrica circule pelos outros dois terminais. A quantidade de tensão aplicada ao terminal do meio (ou terminal de controle) determinará qual será a intensidade da corrente que sairá pelo terminal de saída.
Se nenhuma tensão for aplicada ao terminal de controle (equivalente à torneira fechada), não há circulação de corrente elétrica, o que confere ao transistor duas propriedades: amplificação de sinal elétrico e controle do fluxo da corrente, como se fosse uma chave “on/off”.
Acionando um motor com transistor TIP 120 e arduino
No circuíto abaixo, um transistor NPN TIP120 controla um motor de corrente continua (CC ou DC) que necessita mais corrente do que os pinos do arduino podem fornecer. O transistor funciona como uma chave que liga ou desliga a corrente gerada por uma pilha de 9 Volts.
No circuito, o pino digital 8 do arduino está conectado a base (B) do transistor. Através dele controlamos o fluxo de corrente do coletor para o emissor, permitindo que se ligue ou desligue o motor. O negativo do motor (GND) está conectado ao emissor (E) e o positivo ao polo positivo da bateria externa. O negativo da bateria (GND) está conectado ao coletor do transistor (C).
Perceba que o Ground da pilha está ligado ao Ground do Arduino. Isso serve para dar um ponto de referência para os elétrons poderem seguir, se VC retirar o Ground da pilha o motor para de girar, ou seja, os elétrons perdem a referência.
Na programação abaixo, ao mandarmos um sinal alto (HIGH - 5V) na porta digital 8 o transistor dará um curto (motor funcionará). Ao mandarmos um sinal baixo (LOW - OV) o transistor desfaz o curto (motor desligará). Agora temos o 5V do arduino controlando o transistor (fazendo ele funcionar como liga e desliga) e 9V da pilha suprindo o motor.
A tensão máxima aceita pelo TIP120 na base é de 5 Volts. Nesta versão utilizamos um resistor de 3 KΩ para alimentar a base com 1,45 Volts.
Link: http://www.um.pro.br/arduino/index.php?c=Proj_transistor_como_chave
Exercício
1) Monte um circuito com um resistor de 1k Ohm e um diodo e meça a corrente do circuito.